domingo, 18 de julho de 2010

Banda do mês - Julho/10

Fiquei pensando por algum tempo no critério que usaria para selecionar a banda do mês em Julho. Haja vista que não tenho ouvido alguma banda tão freneticamente quanto The Donnas no mês passado. O critério foi a banda que mais ouvi esse mês, que me surpreendeu de alguma forma, que me fez comprar o cd pra ouvir no carro e que teve o lançamento do último álbum recentemente.


PARAMORE!


A dificuldade em escolher a banda do mês não tira os créditos dessa banda, pois mais cedo ou mais tarde ela estaria aqui com toda a certeza.
Paramore é uma banda que cresceu muito. E mudou com o amadurecimento.
No começo era vista como "mais uma" bandinha de adolescentes. Principalmente porque esses adoslecentes com um discernimento "impressionante" se identificaram, na época, com as franjas dos músicos. Pois é, eu também acho as franjas ridículas e não entendo como alguém pode usar isso, mas dou graças a Deus que o corte está diferente. Aliás, a banda está diferente.
A banda, formada por Hayley Williams no vocal e teclado (por sinal, um dos mais belos vocais que eu conheço), Jeremy Davis no baixo, Josh Farro na guitarra solo, Taylor York na guitarra base e Zac Farro na bateria, tem uma trajetória de ascensão musical muito nítida. 
O primeiro álbum da banda traz aquela sonoridade antiga, de estúdios improvisados, mas com qualidade boa de música. A banda pode te conquistar já nesse primeiro passo.
O segundo álbum já dá um salto, com maior qualidade sonora, maior percepção para fazer arranjos um pouco mais elaborados.
O terceiro e último álbum é, para mim, de uma maturidade enorme. Vai além do que você pode esperar ouvindo os dois primeiros. Foi um crescimento incrível, visível e que dá vontade de ouvir a toda hora.
Eu que já gostava da banda, recomendo a muitas pessoas que têm ouvido aberto para ouvir bandas da nova geração do rock. O rock cantado por uma mulher já traz um peso diferente, e a Hayley representa de uma forma original, com personalidade única e com um talento nato e inquestionável.
A pouca idade é inversamente proporcional ao que ela pode fazer nas interpretações das músicas que canta. Com agudos de arrepiar, o som fica ainda mais arredondado com o vocal feminino e o peso em que ela coloca nas canções. Os irmãos Josh e Zac, juntamente com Jeremy e Taylor, sabem colocar o som dos álbuns nos shows e dar uma emoção para o público, além do esperado.
Abaixo, os álbuns e o que eu sugiro que você ouça:

2005: All We Know Is Falling
Ouça: Emergency, Pressure, Here We Go Again, Whoa...

2007: Riot!
Ouça: That's What You Get, Misery Business, When It Rains, Let The Flame Begins, Crushcrushcrush, We Are Broken, Born For This...

 2009: Brand New Eyes
Ouça: Careful, Ignorance, Playing God, Brick By Boring Brick, Turn It Off, The Only Exception...


Resumindo as sugestões, as melhores (pra mim), encontram-se no álbum recente Brand New Eyes. A música número 01 do álbum é uma das minhas preferidas da banda: Careful. As músicas desse cd não podem deixar de ser ouvidas. E o clipe de Brick By Boring Brick não pode deixar de ser assistido. É a fotografia de clipe mais linda que eu já vi.
Claro que a banda teve mais visibilidade ao participar da trilha sonora de Crepúsculo com a música Decode. Mas isso passa..
Abaixo, alguns vídeos:

Careful

Crushcrushcrush (Live)

Brick By Boring Brick

Ignorance

Um comentário:

Renato, o pedreiro. disse...

Ooooooolha eu aqui de novo! :D

Aeeee! Eu não sou loucooo! Achei que só eu achava Paramore legal (Só eu não me enquadrando no grupo dos adolescentes bitolados).

Ainda faço um adendo: pode parecer aos ouvidos de leigos um som simples, mas é um tanto quanto inteligente. As composições são bem pensadas, estudadas e tal.

Aguardamos por mais evolução! :D

Valeu Gabi, e parabéns por mais um post tão bem construído. :D

Beijones ;*